segunda-feira, 15 de abril de 2013

Shhh, if you just shut up please


Biologia. Tudo o que tenha a ver com professores, só falo de Biologia. Isto tem de mudar.
De qualquer maneira, assim que chegámos à escola há duas semanas, a professora de Bio decidiu que este período íamos ter 4 testes da disciplina. Um com toda a biologia de 11º, outro com geologia de 10º e 11º (dada até à altura), outro que é o intermédio e outro global. Coisa mais normal do mundo. Eu percebo a lógica, mantemos a matéria fresca, obriga-nos a estudar, só nos ajuda para o exame.. Mas quer dizer, nós não temos só esta disciplina. Nós gostamos de ter uma semaninha sem nada em que podemos simplesmente respirar e estar sem preocupações de notas por um momento. Até porque a obrigação é dois testes por período, nem sei se é "legal" fazer mais que isso assim à papo-seco, só porque dá na gana.
Na semana passada, fizemos o primeiro teste. Como em todos os momentos de teste, há aquele alvoroço inicial, depois uma calmaria absoluta em que mesmo os que não estudaram a ponta de um chavo ainda olham para aquilo e pensam um bocadinho em silêncio e depois há aqueles picos em que por algum motivo inicia-se uma espécie de conversa ou risota entre um grupinho de alunos e o pessoal perde o foco e leva os outros atrás ao fazer barulho. A questão é que a professora alimenta este burburinho e depois fala com os alunos e fala e fala e fala e não se cala! Ou porque isto ou porque aquilo. O ano passado quando a tive pela primeira vez, sim muito giro, descontrair e tal no meio do teste, um pouco de conversa sem nada de mal. Mas o cerco começa a apertar, eu sei que o que eu estudo é para depois aproveitar aqueles 90 min ao máximo. Se os outros se deixam levar na onda, problema deles mas não gosto quando estou naquelas perguntas de raciocínio e perco o fio à meada no que estava a escrever porque tenho a professora na converseta, quando depois no momento de entregar os testes dá na cabeça à turma porque não respondemos com coerência ou porque não lemos o texto com atenção. Está a brincar?
Pronto, neste mesmo dia, faltavam uns 15 min para tocar. A professora estava a falar de algo que seguramente não tinha nada a ver com qualquer dúvida que poderia surgir no teste, eu já tinha tentado tapar os ouvidos para me isolar desse barulho (faço isso muitas vezes) mas não posso escrever e tapar os ouvidos ao mesmo tempo, então virei-me para trás onde ela estava e levantei a mão.
* colega ao meu lado vê a minha frustração e chama a stora *
R- Oh stora, a Joana está aqui, está a levantar-se e ir direito a si !
Prof * olha para ele e depois para mim*- Sim? Já acabaste? É para saíres?
Eu- Não. Hum... Era se... Podia calar-se, se faz favor?!
* Prof ri-se e em vez de se calar, conta como alunos de anos passados lhe levavam revistas nos dias de testes para ela ficar entretida *

A professora não levou a mal, eu também já lhe tinha pedido silêncio no inicio da aula mas não se comparou àquele momento em que estavam todos a ouvir à espera de ver o que eu ía a dizer. Depois fiquei a pensar se não tinha sido um bocado inconveniente mas não faltei ao respeito e é um bocado contraditório ela querer que respondemos de forma correcta e atenta quando nos afecta completamente a concentração nestes momentos críticos para a nossa nota. Anyway, não foi a primeira vez que teve esse comportamento e eu no fim da aula até lhe fui perguntar o que é que ela gosta de ler. Okay, eu não sou assim tão arghh.. Mas irritou-me um bocado, eu levo aquilo a sério. Uma coisa é brincar nas aulas, outra coisa é nos testes. E pronto, quando tocou eu entreguei o meu teste e saí para tomar o pequeno almoço enquanto que os que ficam na conversa, imploram por mais 5 min. The end.

1 comentário:

Sophie disse...

Eu acho que isso deve ser problema geral dos profs de biologia! O meu de 10º até ao 12º era igual! :p